terça-feira, 15 de maio de 2018

PROJETO ZÉ DO LIVRO EDUCAÇÃO INFANTIL



    PROJETO ZÉ DO LIVRO

1 .INTRODUÇÃO


    A leitura consiste em uma atividade social de construção e atribuição de sentidos. Assim definida, as propostas de leitura devem  priorizar a busca por modos significativos de o aluno relacionar-se com diversos gêneros textuais  , buscando ampliar conhecimentos previamente construídos, de modo a compor sua história de letramento.

    O processo de aquisição de conhecimentos das praticas letradas ocorre por meio das diversas relações de interlocução estabelecidas com a criança em diferentes agencias de letramento ( escola, família, entre outras),  nas quais a leitura e escrita  é recortada como objeto de atenção, interesse e atribuição de sentidos.
    Assim, refletir sobre a importância do hábito da leitura e suas  capacidades envolvidas no ato de ler é fundamental para a ação docente, pois significa dimensionar propostas que venham ao encontro dos interesses e necessidades dos alunos em termos da participação no mundo letrado.

2. APRESENTAÇÃO

O Zé do Livro é um boneco ( Adquirir um BONECO como o da foto. ) que gosta muito de passear. Por isso, durante o  ANO  ele vai fazer um passeio, visitando cada criança na sua casa.
Como ele é muito organizado, vai levando na sua MOCHILA com:, escova, pasta de dente  e os seus LIVROS  OU TEXTOS PEQUENOS ,  com os mais diversos tipos de textos. Cada turma tem o seu Zé do Livro e a professora vai através de sorteio definir quem vai levar o boneco primeiro . O aluno deverá tomar conta do seu hóspede e trazê-lo limpinho de volta na data estipulada pela professora.
Mas , atenção tem  alguns  detalhes:
·         O  Zé  só dorme se escutar uma história. Alguém  deverá CONTAR OU LER   uma história para ele.
·         A professora vai fazendo o revezamento , se a turma for grande toda semana 2 alunos deverão ser sorteados ,para que todos passem  dois ou três dias ou o final de semana com o Zé.
·         Vale lembrar que o Zé do Livro não pode ficar sozinho desprezado, e a criança bem como a família tem que leva-lo para onde for. (passeio em praia , praças etc.
·         Tirar fotos de todos os momentos com o Zé do Livro e apresentar para a turma em cartaz ou SLID.Contando como foi a experiência de cuidar de um Boneco .As crianças irão aprender sobre : RESPONSABILIDADE, CUIDADOS, CARINHO E ESTIMULOS A LEITURA bem como outras Competências e Habilidades. 


3. JUSTIFICATIVA
“ Os vinte minutos mais importantes do seu dia ... Leia com uma criança.”
Este é o tema que abraçamos. Acreditamos no quanto a leitura conjunta de um adulto com as crianças, proporciona um envolvimento direto da criança com o livro, tornando essa experiência  efetiva, vital e divertida. E, sabemos que as ilustrações e os textos simples e inteligente , despertam  a curiosidade infantil , enriquecendo e ampliando a vivência da criança.
A contação de histórias está presente na nossa vida desde muito tempo. Contar ou ouvir histórias torna-se um momento prazeroso, quem não já ouviu uma história contada pela mãe, pai ,avô , avó, ou alguém muito querido. Na maioria das vezes o hábito de ler, entra na nossa vida pelo caminho afetivo, por isso, é importante proporcionar aos alunos o contato com a leitura de diversos tipos de textos que favoreça a familiaridade das crianças com as histórias lidas, despertando o gosto pela leitura:assim o aluno sentirá a necessidade de ampliar seu repertório  de histórias.
Em decorrência da necessidade de incluir hábitos de leitura desde cedo nas crianças, através do ´projeto: “ ZÉ DO LIVRO” pretendemos  trabalhar, no âmbito da escola e da família, o gosto e o prazer pela leitura.
Portanto, este projeto visa motivar os alunos, incentivando-os á leitura, utilizando-se de recursos simples, mostrando a importância da sua formação , tendo o professor e os pais como mediadores para  realização das atividades previstas.


4.  OBJETIVOS

4.1  OBJETIVO GERAL
Proporcionar um envolvimento direto da criança com o livro, tendo pais e professores como mediadores na tarefa de incentivar, estimular e desenvolver o gosto e o hábito pela leitura.

4.2  OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Desenvolver a independência na leitura;
·         Despertar a sensibilidade para a emoção, para a beleza e para o envolvimento com o jogo da fantasia;
·         Contar para os colegas a história lida;
·         Indicar livros para os colegas, persuadindo-os á escolha;
·         Estabelecer relação entre a realidade e a fantasia ;
·         Ler os mais variados tipos de textos (conteúdo e forma);
·         Utilizar os contos de fadas em diversas atividades;
·         Reconhecer diversos personagens;
·         Desenvolver a socialização;
·         Usufruir de momentos de lazer;
·         Reconhecer a importância de cuidar dos livros, do Zé ( boneco) e da higiene do próprio corpo;
·         Desenvolver a criatividade e imaginação;
·         Promover o debate de ideias;
·         Desenvolver a expressão oral do aluno, para que ele possa manifestar seu conhecimento prévio, suas ideias e opiniões;




·          5.  RECURSOS

·         HUMANOS : alunos, funcionários, pais e comunidade
·         MATERIAIS : um boneco de pano, uma mochila(caixa) com escova de dente, pasta de dente, livros de história ou outro portador de texto, uma caixa  com vários folhetos de textos simples para estimular a leitura e escrita  e outras coisas que o professor desejar colocar na mochila do Zé.


6. ABRANGÊNCIA

·         Alunos do 1° ano e 2º ano
·         Professores
·         Direção
·         Comunidade  escolar
·         Pais dos alunos.


7. DURAÇÃO / PERÍODO / CULMINÂNCIA
Duração : Ano  2013
Período : de  29 /04/   a  15/ 12
Culminância : Amostra do projeto de leitura com os momentos registrados através de fotos , banners ou cartazes  no dia 15/12/2013 ( de acordo com a Escola).
SUGESTÃO: Nós fizemos o aniversario do ZÉ DO LIVRO.
FIZ TAMBÉM UM ALBUM COM CADA APRESENTAÇÃO.


8. DESENVOLVIMENTO

1°   MOMENTO
Discussão , debate, levantamento de hipóteses e possibilidades para definir as diretrizes , metas e ações do projeto pelos professores e coordenação pedagógica da escola.


2°   MOMENTO
Convite aos pais para reunir e analisar o projeto.
Reunião de pais buscando parcerias e possibilidades de acrescentar novas ideias ao projeto.


3°   MOMENTO
Apresentação do Zé do Livro aos alunos envolvidos no projeto.
Momento de relatar os objetivos, as metas e ações do projeto, assim como discutir e acatar ideias dos alunos.

4°  MOMENTO
Desenvolvimento do projeto. Início do passeio do Zé do Livro.
Cada professor retorna com os alunos para sala levando o boneco. Ele vai ficar  o final de semana em cada casa. A professora realiza o sorteio e define o primeiro aluno que levará o Zé para casa na sexta - feira.
Portanto, ele deverá voltar na segunda- feira, onde será realizada a apresentação de como foi o fim de semana do Zé na casa do aluno; este, juntamente com sua família deverá trazer alguma atividade relacionada com um dos livros que foi lido no final de semana, para compartilhar com as outras crianças da sala, como por exemplo: (cruzadinha, jogos dos 7 erros, pintura, caça-palavras, labirinto, produção de frases, desenho , uma poesia, uma receita, uma notícia etc.)
Durante a semana o Zé ficará na sala, sendo que todos os dias outro aluno será sorteado para ir até a caixa de textos e escolher um folheto para levar para casa e no outro dia compartilhar a sua leitura, portanto, a cada dia um aluno levará um texto para no dia seguinte ler para o Zé e para turma ; na sexta feira será realizado um novo sorteio para outra criança levar o Zé e passar o fim de semana com ele na sua casa.
5° MOMENTO
CULMINÂNCIA –“ 2ª Feira do Livro” – encontro de pais, alunos e demais funcionários da escola para apresentação dos projetos de Leitura desenvolvidos e o final do passeio do Zé do Livro.
Organização da festa de encerramento do projeto por pais e professores. A  festa será organizada de acordo com o desenvolvimento do projeto com apresentações das histórias lidas pela crianças.


9° SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO

·         Contar uma história todos os dias na sala de aula para o aluno contar pro Zé, quando ele estiver na sua casa;
·         Produção de texto oralmente;
·         Fazer um diário para registrar os passeios do Zé do Livro;
·         Reconto das histórias lidas em casa;
·         Fazer um mural com sugestões de leitura;
·         Mural de fotos  do fim de semana do Zé com a família;
·         Construir um livro para o Zé com atividades  como por exemplo:  passa-tempo, cruzadinhas,  textos variados; jogos ;  ilustrações ,etc. feitas  pelos alunos;
·         Criar uma paródia para cantar em homenagem ao Zé no dia do encerramento;

10. RESULTADO ESPERADO

    

  Espera-se  que no decorrer do projeto os alunos consigam desenvolver o gosto pela leitura , ao mesmo tempo almeja-se o envolvimento dos aprendizes no decorrer das atividades didáticas pedagógicas aplicadas em sala de aula para a melhoria do desempenho escolar dos educandos.
       Deseja-se aproximar os alunos do universo escrito dos livros para que eles possam manuseá-los , reparar na beleza das imagens, relacionarem autor, texto , ilustrações, manifestar sentimentos, ideias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler. Fazê-los construir o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvam leitura de histórias.
       Além disso, familiarizá-los com as histórias para que possam ampliar seu próprio repertório. E, através da participação em situações de reconto das histórias, o aluno desenvolva a capacidade de se expressar em público, inicialmente na sala de aula perante os colegas, enfim, que o nosso aluno torne-se um leitor critico e competente.

11. AVALIAÇÃO


A  avaliação ocorrerá  durante o  cotidiano escolar do aluno , a partir da observação direta do professor nas apresentações bem como nas atitudes do aluno com relação a afetividade e atividades relacionadas á oralidade , a  leitura e interpretação  textual, desenvolvidas com  a família e  em sala de aula durante todo o processo.



OBS: SEGUE ABAIXO OS ANEXOS , QUE CADA PROFESSOR DEVERÁ TER :
1  ÁLBUM DA SALA,  PARA CADA FAMÍLIA REGISTRAR A VISITA DO ZÉ .
A QUANTIDADE DO ANEXO : FICHA DO ALUNO E RELATO DA FAMÍLIA ,SERÁ DE ACORDO COM O NÚMERO DE ALUNOS DA SALA.




FICHA  DO  ALUNO


HOJE DAREI  INÍCIO  AO  PASSEIO,  CADA  AMIGUINHO
(A) DEVERÁ  ESCREVER  NO  MEU  DIÁRIO,  RESPONDENDO  AS  SEGUINTES  PERGUNTAS:
COMO O ZÉ FOI RECEBIDO EM SUA CASA?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ONDE O ZÉ DEITOU PARA OUVIR A HISTÓRIA?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUEM LEU A HISTÓRIA?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUAL A HISTÓRIA LIDA?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUEM CUIDOU DO ZÉ?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
REGISTRE  A  REAÇÃO  DAS  PESSOAS NA CHEGADA  E  NA SAÍDA  DO  ZÉ.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



RELATO DA FAMÍLIA


______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

FOTOS DOS MOMENTOS DA VISITA DO ZÉ DO LIVRO NA CASA DA ALUNA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E APRESENTAÇÃO NA ESCOLA .













Nenhum comentário:

Postar um comentário